5 Dicas para organizar sua vida financeira

by - 19:46


Imagem: Economia culturamix
Eu sempre gostei de aprender mais sobre educação financeira e mesmo nunca ganhando muito dinheiro, eu sempre pensei nesse assunto e em como eu poderia fazer para economizar ou ganhar mais dinheiro para ter as coisas que eu queria. É claro que, na adolescência e até agora com meus poucos mais de vinte anos, meus pais me ajudam com diversas despesas incluindo a faculdade, que é na minha opinião um ralo de dinheiro, sendo ela particular ou pública. Mas calma, que eu não disse que não vale a pena, heim?! O que eu quero dizer é que eu entendo você, pequeno estagiário ou pobre aluno de iniciação ciêntífica, que ganha seus quatrocentos reais por mês e ainda tem que arcar com todas as despesas que a faculdade inclui. Então, foi pensando nisso que eu reuni cinco dicas nesse post que tem me ajudado muito na organização das finanças.

A grande maioria das pessoas pensa que precisa ter uma renda absurda para "ter uma vida financeira" mas isso não é verdade. Se você tem uma renda qualquer, nem que seja o troco do seu lanche ou da xerox, você já tem uma vida financeira. Na verdade é bem simples, é como você cuida do dinheiro que você tem. Eu espero que vocês gostem das dicas, porque elas tem sido muito úteis para mim e espero que sejam pra vocês também.

1- Saiba exatamente quanto você ganha: Parece besteira, mas saber exatamente quanto você ganha todos os meses vai ajudar muito na hora de planejar seus gastos. Muita gente tem um salário fixo por mês, mas para outras pessoas, esse valor pode variar de mês pra mês, então se esse é o seu caso é legal que você faça uma média dos meses, para saber quanto você ganha dentro de uma certa margem. 2- Saiba exatamente quanto você gasta: Anote todos os seus gastos, todos! Todos mesmo! "Até o cafézinho?" É, até o cafézinho que de inocente não tem nada! Aqui na faculdade custa R$2,50, vê se pode?! rs. Você pode fazer isso no seu celular, lembrando de anotar os gastos fixos que você tenha e cartão de crédito se você tiver. Eu tenho usado uma tabela que fiz no excel, mas você pode usar o seu bloco de notas, o importante é que você veja pra onde o seu dinheiro está indo e não fique triste por estar sem um real no bolso no fim de semana. Aí já vamos entrar na próxima dica, que é tenha um planejamento.

3- Tenha um planejamento: Essa é a palavra, planejamento! Não importa se você quer comprar um apê ou umas "brusinhas" você precisa se planejar e ajustar os seus gastos ao que você ganha. Planejar te ajuda a ter um objetivo mais claro, o que deixa mais fácil economizar naquilo que não é tão importante pra você. Anota aí as coisas que você mais quer, dividindo em planos de curto, médio e longo prazo. Depois que você sabe o que quer é muito mais fácil administrar o dinheiro para realizar seus objetivos. 4- Compre só aquilo que é importante PARA VOCÊ: Para alcançar os objetivos que você fez lá no seu planejamento, não tem jeito, não dá para comprar tudo que você vê pela frente! É simples, antes de comprar alguma coisa, é só pensar no porque você está comprando aquilo. Eu amo comprar cosméticos e maquiagens para testar, e nesse meio tempo em que tenho o blog, acabei percebendo que nem sempre comprava o que eu queria por ter gastado dinheiro com coisas que eu nem queria tanto assim =/ Outra coisa importante aqui, é você analisar o que você quer e anotar por prioridade o que é mais importante PARA VOCÊ! Não adianta comprar coisas caras para impressionar outras pessoas ou parcelar o Iphone 7 em 36x e não conseguir ir no cinema por meses (considerando que cinema é uma coisa importante pra você). Não. Você não precisa ter carro próprio, casa própria, viagens internacionais... se nada disso é importante pra você. Pensa aí, o que é importante pra você?

5- Economize: Última dica e talvez uma das mais importantes é economizar! Você não tem que esperar o dinheiro sobrar para economizar. Até porque se você esperar, eu sinto dizer, mas ele não vai sobrar. Com o seu planejamento feito, você já vai saber quanto você pode separar todos os meses, mesmo que seja pouco.
Além de fazer essa primeira reserva, você ainda pode economizar de muitas maneiras nas suas compras. Eu já dei dica aqui no blog de vários sites e aplicativos para economizar (veja aqui). Mas recentemente eu descobri o Cupom Válido (www.cupomvalido.com.br) até dei dica lá no stories de um cupom que eu usei. O legal desse site é que você não precisa de cadastro para ter acesso aos cupons de desconto. Eu espero muito que vocês tenham gostado das dicas e que elas sejam tão úteis pra vocês como tem sido pra mim. Se você fizer as cinco dicas, depois me conta como foi. Beijos

Você também vai gostar:

0 comentários