Cientistas brasileiras: Fernanda Werneck Vencedora do Prêmio Rising Talet L'Oréal-Unesco

by - 11:04


A Fernanda Werneck é bióloga, e pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, o INPA. Foi vencedora do prêmio nacional para mulheres na ciência em 2016 e Internacional Rising Talent, 2017 da L'Oréal-UNESCO. Ela é formada em biologia pela Universidade de Brasília, possui mestrado em ecologia pela mesma universidade e é doutora em biologia integrativa (Brigham Young University, EUA). Em entrevista para L'Oréal Fernanda disse sempre se interessou por ciências na escola e pela evolução animal. Mas que ao longo de sua carreira encontrou pessoas que duvidaram da sua capacidade pelo simples fato de ser mulher. "Foi você mesma que escreveu isso? Está tão bem escrito..." Apesar disso, seguiu em suas pesquisas e espera que o reconhecimento internacional traga a discussão para presença de mulheres na ciência.

Seu laboratório estuda os efeitos da mudança climática na biodiversidade de répteis e anfíbios, na transição entre Amazônia e Cerrado. Analisam o risco de extinção, diversidade genética e a capacidade adaptativa de lagartos dos dois maiores biomas da América do Sul, e da transição entre eles (que coincide com o Arco de desmatamento, o maior região de destruição da floresta Amazônica brasileira). Observando os limites térmicos extremos desses animais, o laboratório desenvolve modelos que são capazes de prever como as mudanças climáticas futuras de aquecimento global poderão afetar a diversidade genética das espécies estudadas.
Eu espero que vocês tenham gostado de conhecer mais uma brasileira que tem feito a diferença no meio científico e que ela tenha inspirado você a ser o que você quiser!
Para ler a entrevista da Fernanda para L'Oréal (clique aqui).
Perdeu a cientista brasileira da semana passada? Clique aqui

Imagem: Loreal.com.br

Você também vai gostar:

0 comentários