Tipos de Cabelo

by - 15:27

Imagem: Natural Hair
Existem basicamente três tipos de cabelo: Os lisos, que seriam o tipo 1, os ondulados que são o tipo 2, os cacheados tipo 3 e os crespos tipo 4. Mas o que torna os cabelos tão diferentes? Na verdade, o que de fato é o cabelo? Se você entender algumas dessas coisas, e que tipo de cabelo é o seu, você irá tratar melhor do seu cabelo, dando pra ele o que ele realmente precisa, e não ficar só na hidratação clássica. 
De uma forma bem resumida, o cabelo é uma haste fibrosa composta de alfa queratina, uma proteína fibrosa que também compõe as unhas e a pele. E é no couro cabeludo, no bulbo que os queratinócitos (células que produzem queratina) liberam essa proteína, que é rica em um aminoácido chamado Cisteína, contendo átomos de enxofre que ao se associarem formam pontes dissulfeto e isso ocorre em todos os tipos de cabelo. Então porque temos cabelos diferentes? Por questões genéticas nascemos com uma ou outra configuração de cabelo, isso porque entre as proteínas que formam o cabelo as pontes dissulfeto são variantes, uma pessoa pode ter mais e outras menos e quanto mais pontes deste tipo a pessoa tiver mais cacheado será o cabelo. É então em cima dessa estrutura que muitos produtos foram desenvolvidos tanto para alisar quanto para cachear os cabelos. Pra que você entenda melhor dê uma olhadinha na foto aqui em baixo:
Alisamento, conhecidos como relaxantes, são agentes redutores e vão desfazer essas pontes, então o cabelo irá ganhar uma aparência de cabelo liso, pois não terá mais tantas pontes desse tipo. O inverso também é possível através dos tratamentos conhecidos como Permanentes. Os permanentes são feitos a partir de agentes oxidantes, que vão promover a formação das pontes dissulfeto e com isso o cabelo vai ganhar um aspecto enrolado. Essa técnica tem sido muito usada e vale super apena para quem está ou quer entrar na transição sem ter que fazer o Big Chop. Nos próximos posts vamos falar de Cacheadas, escovas progressivas e como identificar o que o seu cabelo precisa (Cronograma capilar, que eu já fiz e dá super certo!) Espero que vocês tenham gostado de saber um pouco mais sobre essa fibra que nós amamos tanto! Não esquece de Curtir nossa página no Facebook e pra ficar por dentro de tudo que rola por aqui. ❤❤

Você também vai gostar:

2 comentários

  1. O meu cabelo varia entre um 2b e um 3a, sofro para deixar ele o mais enroladinho possível! Mas gosto dele no final das contas e isso que importa!

    Um beijo,
    Foca no Glitter

    ResponderExcluir
  2. Isso aí! Eu estou deixando o meu natural, e estou amando. Acho lindo cacheadinho, e pra não usar o babyliss as vezes deixo secar enrolado, ou então uso bigudinho e dá super certo! Você pode tentar.
    ��

    ResponderExcluir