05 dicas para calouros

by - 18:53

Foto: Da farmacia ufmg - Diretporio acadêmico


Aproveitando que muitos calouros e bixos (Ruralinos-UFRRJ) estão por aí pedindo dinheiro para bater a meta do churrasco, festa, chopada, barzinho ou kit calouro de seus cursos. Eu estava pensando e listei cinco dicas pra você que acabou de entrar na universidade! Pública, ou privada algumas coisas não mudam! Então vamos lá?

1- Aproveite ao máximo o primeiro período! 
É no primeiro período que você vai fazer a sua panelinha, e isso é inevitável. Mesmo que você fale com todo mundo e se dê super bem com o resto da turma, seus trabalhos serão sempre com o mesmo grupo, muito provavelmente até o fim do curso. No primeiro período que você vai descobrir com quem você pode contar, quem tem responsabilidade, que mesmo em cima da hora entrega a parte que ficou de fazer! Por isso faça amizades e descubra sua panelinha.

2- Não acredite em tudo que dizem pra você! "veteranos" 
Tem muito veterano gente boa! Eles ajudam demais, desde provas antigas malocadas (pra você ter aquela ideia de como o professor cobra a matéria) até como fazer o trabalho do jeito que o professor fulano de tal gosta. Mas nem tudo são flores e nem todos cresceram ainda. Então, sempre tem aquele grupinho que fica falando que você tem que obedecê-los, por favor né gente?! Eu sempre achei isso uma chatice! Ficam falando que ninguém passa na matéria X, que o professor Y é impossível... E aí vamos para o número 3.

3- Não tranque nenhuma matéria sem ao menos tentar!
Não sou a pessoa mais inteligente do mundo, mas consegui passar em cálculo no primeiro período que era uma matéria "impossível" com um professor considerado tão impossível quanto! Não estou falando isso para dizer que sou uma aluna excepcional, porque eu não sou! Mas não acredite nas pessoas que falam que não dá, simplesmente porque elas não conseguiram. Se você estudar, se dedicar, dá sim! Além disso, trancar uma matéria sem ao menos tentar, vai fazer com que você fique "pendente" naquela matéria o que é terrível, pois nos próximos períodos você pode acabar se enrolando e em empurrando pra frente à tão sonhada formatura.
4- Não deixe para estudar em cima da hora!
Eu sei que essa dica é muito conhecida, e que nem sempre dá, por n motivos. Mas se esforce para aprender a matéria na sala, e estudá-la depois. Daí, antes da prova é só revisar tudo. Parece besteira mas com dez, vinte, cinquenta temas para estudar você não vai fazer milagre de um dia para o outro. Acredite! Vá as aulas, nada de "assina pra mim?" gente! Por mais que ás vezes as coisas saiam em cima da hora, dê o seu melhor, porque lá dentro em algum lugar, uma luz surgirá, se você tiver estudado.

5- Conheça mais o seu curso e veja se é realmente isso que você quer.
Muita gente sabe que eu fiz o ENEM com o intuito de passar pra Medicina, e como segunda opção a Biomedicina. Mas não era uma segunda opção qualquer porque o nome era bonitinho, e sim porque era um curso do meu interesse. Cada vez mais estou apaixonada por ele, tanto que nem sei mais se tento passar para Med agora ou curso como segunda graduação. 
De qualquer maneira, muita gente acaba entrando num curso porque o que queria não deu. O que leva aqueles sustos de pessoas que desistem no ultimo/penúltimo período, não que tenha problema, mas eu imagino que você poderá investir melhor o seu tempo se você souber o que você quer, ou se pelo menos está no caminho certo.
Então, procure saber mais sobre o curso em que você está! Isso vai ajudar a conhecer melhor o que o profissional da área em que você está se inserindo faz, quais as áreas de atuação e o mercado de trabalho de uma maneira geral, o que na minha opinião é super importante! Espero que você tenha gostado das dicas, pois elas funcionaram super bem para mim. E você? Tem alguma dica? Compartilha com a gente! ❤

Você também vai gostar:

0 comentários