O Zica Vírus

by - 13:37

O Brasil inteiro está em estado do alerta por conta do Zica Vírus e até então a possível associação do vírus com os crescentes casos de microcefalia e a síndrome de Guillain-Barré. Até o momento são conhecidas duas linhagens do vírus: Africana e Asiática. E recentemente tivemos o completo mapeamento genético do vírus pela Fiocruz. 
O mapeamento foi realizado através de amostras de líquido amniótico de duas pacientes da Paraíba grávidas de bebês diagnosticados com microcefalia Pesquisa, já que ainda não se tinha identificado o DNA completo do vírus em líquido amniótico. Os pesquisadores descobriam a partir deste mapeamento genético certa similaridade entre o Zica vírus e o vírus causador da encefalite Japonesa (Doença que causa lesões neurológicas) além da febra amarela e dengue, doenças para quais já existem vacinas!

Foto: Membros do exército sejam informados sobre a distribuição de folhetos - Sebastião Moreira / EPA - The guardian
É bem verdade que essas descobertas ajudam os pesquisadores a entender melhor o mecanismo de ação do vírus, mas isto é só um começo. Existem diversas perguntas para as quais ainda não se tem respostas definitivas e talvez não as tenhamos na proporção na qual se espera. Se compararmos com o vírus da dengue, e o tempo que demoramos para desenvolver uma vacina, visto a mutação do vírus e os quatro tipos existentes. É mais viável em meio a epidemia, quero dizer pela urgência, o combate ao vetor, já que este é o principal modo de transmissão, ainda que descritos em literatura cientifica recentemente outros tipos de transmissão como a sexual, por exemplo. 

Como não existe ainda um tratamento específico nem a confirmação da associação do zica vírus com a microcefalia, se você está grávida o recomendável é que você se proteja, a prevenção sempre vai ser melhor. Converse com seu médico e veja as melhores opções de proteção, além das mais conhecidas como protetores de tela nas janelas, mosquiteiros... Se você pretende engravidar, eu sinceramente acho que este não é o momento, mas você pode conversar com seu médico e decidir o melhor a ser feito.

O The Guardian publicou um texto incrível por Eliane Brum, você pode ler o texto clicando aqui descrevendo os problemas que temos aqui no Brasil e como essa epidemia do Zica Vírus tem denunciado a negligência do estado com a população. É claro que é importante que cada cidadão faça sua parte, mas precisamos de sistemas adequados de esgoto e desenvolvimento urbano, o que fica evidenciado pelo fato de que os maiores números de infecções por Zica vírus são de áreas que mais precisam de atenção. 

Para mais informações sobre o Zica vírus, microcefalia, novos casos e descobertas e ciências. Post toda Quinta-feira ás 18h.

Você também vai gostar:

0 comentários